Médica considera cancro da mama doença com maior impacto na sociedade – Saúde – Angola Press – ANGOP

Numa conferência de imprensa sobre “ O cancro da mama e do colo do útero” realizada quarta-feira em alusão ao dia da “Mulher Africana”, que se assiná-la hoje (31  de Julho), a especialista disse que o cancro da mama tornou-se uma das doenças de maior preocupação em Angola por causa do elevado nível de mortes registadas.

” O cancro tem impacto considerável na sociedade não por ser muito frequente  e associado a uma imagem de grande gravidade, mas pelo simbolismo na maternidade e na feminilidade”, reforçou a especialista.

Segundo a oncologista, o câncer  da mama é o primeiro tipo de doença que mais afecta a mulher em todo o mundo. Os números de casos têm aumentado gradualmente e que 90 porcento dos casos são em mulheres e um porcento em
homens.

Referiu que até Maio de 2014 foram diagnosticados 102 casos de cancro da mama no Centro Nacional de Oncologia. Isabel Saes estimou que em Angola dos 19,5 porcento dos casos de cancro da mama 11 porcento acabam em óbito.

Deu a conhecer que depois do câncer da mama segue-se o uterino, que é uma das causado pelo Vírus Papiloma Humano (HPV), que é um micro-organismo viral e está implicado na génese do aparecimento do cancro do
útero.

“ Uma mulher que tem infecção por um vírus chamado HPV e vários parceiros em curto espaço de tempo está mais susceptível de desenvolver um cancro de colo uterino”, ressaltou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde são diagnosticados anualmente ao menos 500 mil casos de cancro do colo do útero em todo o mundo, e mais de 250 mulheres morrem por esta doença

Aconselhou a todas as pessoas com ou sem o cancro a tomarem todos os cuidados preventivos como fazer a mamografia, exame do colo do útero, uso de protector solar e revisão periodicamente da saúde.

 

Médica considera cancro da mama doença com maior impacto na sociedade – Saúde – Angola Press – ANGOP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s