5 dicas ( comprovadas ) para ajudar seu filho com tosse — Dra Fernanda Naka Pediatra


Olhando na internet achei um site ” Dez maneiras de acabar com a tosse”. As receitas mais comuns vão de chás ao famoso Vicky no pé , mas o mais original é a famosa história da cebola cortada no quarto da criança .
Não , não existe comprovação de nenhuma das teorias mirabolantes acima . E que me perdoe a minha sogra , nem chá de romã resolve .
A tosse é um reflexo natural do corpo para eliminar secreções e qualquer irritação do pulmão ou das vias aéreas superiores ( nariz, boca, faringe e laringe). O tipo da tosse, quantidade e cor da secreção, bem como o tempo que a criança está tossindo, determinam se a tosse é de origem gripal, infecciosa ou alérgica.
Tipos de tosse
Há tosses e tosses. As características principais as dividem basicamente em dois grupos: a produtiva, que ajuda a expelir o catarro, e a seca, que lembra o latido de um cachorro e ocorre sem secreção.Sendo assim , temos diferentes tipo de xaropes : antitussígenos, que inibem a tosse seca, ou os mucolíticos, que ajudam a dissolver o catarro, facilitando a expectoração.
Qual xarope?
O que é bom para tosse? Xarope. Desde pequenos ouvimos o ensinamento que levamos para a vida adulta. Mas cuidado com automedicação ! As intoxicações com xaropes são frequentes no Pronto Socorro .
Todo mundo tem ou quer um “remedinho” para curar a tosse. Mas fique atenta : tosse não é doença , mas um sintoma . É muito perigoso tentar resolver por telefone , WhatsApp ou pelo conselho da vizinha .
A tosse pode ser decorrente de uma quadro de asma, pneumonia , gripe ou até aspiração de corpo estranho.
Não busque alívio imediato utilizando a medicação de outra criança ou receitada pelo balconista da farmácia . As doses são calculadas por peso e pela idade e só é pediatra saberá qual o melhor em cada situação .
Remédio dado incorretamente vira veneno e em crianças , a dose tóxica pode ser muito próxima da dose terapêutica.Não arrisque .
Como posso tratar da tosse ?
Algumas medidas podem ser feitas , de forma preventiva e até para auxiliar no tratamento .
1.Não dar leite à noite
Quando a tosse ataca à noite, as mães logo pensam num leitinho quente para confortar o filho. Esqueça essa idéia. Segundo os pediatras, líquidos quentes dilatam os brônquios e isso piora a tosse. Outro motivo seria a piora do refluxo gastroesofágico.
2. Cuidado com a inalação
A inalação vai promover a umidificação das mucosas e também dos brônquios! Ela ajuda a soltar o catarro que está preso, espesso.No princípio, pode até piorar a tosse, pois vai soltar secreção, mas com a criança conseguindo soltar o catarro, depois vem o alívio (delas e nosso!). Ah! E claro, nem precisa dizer que quanto mais vezes, melhor!
A inalação com soro fisiológico 0,9% 3 vezes ao dia pode ser feita sem nenhum problema . Não faça com água da torneira, mineral ou muito menos com álcool. ( acredite , isso é comum!).
Não use berotec ou outra medicação por conta própria .

3. Controle do ambiente
Evitar o uso de perfumes e cigarro. A fumaça do cigarro provoca muita tosse por ser irritante as vias aéreas.Não vai adiantar tomar remédio para asma e passar o dia com o avô ou com o pai fumando. O mesmo para o Vicky , que em algumas crianças , provoca piora da tosse .
4. Não use álcool
Não cheirar ou fazer compressa com álcool.Pode causar piora da tosse, intoxicação ou queimaduras quando aplicado sob a pele sensível das crianças.
5. Remédio caseiro
Melesta é a minha super dica.Desde a antiguidade até hoje ainda é muito utilizado.Pode ser na forma de chá ou puro.
Vários estudos publicados provaram que o mel é um remédio eficaz , recomendado até pela Organização Mundial de Saúde . Ele tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais que aliviam de fato o sintoma da tosse e o incômodo que ela causa. 
Mas atenção! O mel deve ser usado somente em crianças acima de 1 ano pelo risco de alergias.
7. Ofereça muita água :
A tosse leva a um mecanismo de irritação das vias aéreas superiores, que provoca o ressecamento das mucosas. Aumentar a ingesta de água ajuda a fluidificar e eliminar a secreção. Limpeza nasal com soro fisiológico ajuda e muito ! Faça cerca de 3 vezes ao dia para uma boa higiene nasal .
Depois de tanta informação espero ter ajudado . Não deixem de contar como foi a experiência com o seu filho, desafios, dúvidas e dificuldades.

5 dicas ( comprovadas ) para ajudar seu filho com tosse — Dra Fernanda Naka Pediatra
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.