Rápida propagação da gripe aviária no mundo faz OMS entrar em alerta máximo

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse nesta segunda-feira que a entidade está em alerta máximo perante a rápida propagação da gripe aviária, com casos reportados em cerca de 40 países desde setembro do ano passado.

“Peço aos países que vigiem atentamente os focos de gripe aviária em aves e os casos humanos que possam estar relacionados a eles”, disse Margaret.

Vários dos surtos reportados à Organização correspondem a tipos altamente infecciosos em aves de curral e em aves selvagens. Dos tipos que passaram ao ser humano, Margaret mencionou o H7N9, que circula na China desde 2013 e que já registrou mais de 1.000 casos, com uma mortalidade do 38,5 %. Também apareceram recentemente novos tipos, como o H5N6, que está provocando um grave surto na Ásia e que provém da troca genética de quatro diferentes vírus, segundo explicou.

Além da China, focos de gripe aviária foram detectados em países como o Chile, Croácia, Japão e Taiwan. A situação vem se agravando desde dezembro, com um aumento inesperado e forte de casos, por isso diretora-geral pediu para que todos os países cumprirem com seu dever de detectar e informar rapidamente os casos humanos que forem identificados.

“Não podemos passar por cima sinais de alerta”, declarou ela, em discurso no qual ressaltou as conquistas da organização que ela dirigirá até meados deste ano, após dez anos no cargo.

O Comitê Executivo da OMS, um departamento de decisão composto por 34 países, se reúne entre hoje e 1 de fevereiro para, entre outros assuntos, escolher os três candidatos que serão apresentados à Assembleia geral da Organização para substituir a atual diretora. A eleição está marcada para maio.

EFE  

 

 

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse nesta segunda-feira que a entidade está em alerta máximo perante

Fonte: Rápida propagação da gripe aviária no mundo faz OMS entrar em alerta máximo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s