Noticias ao Minuto – Novo aparelho consegue detetar 17 doenças através do sopro

Cientistas desenvolveram um bafómetro – aparelho semelhante ao usado nos testes de alcoolemia – que pode ser capaz de detetar até 17 doenças através do sopro.

© Reprodução

LIFESTYLE ESTUDO

Num mundo ideal as doenças poderiam ser detetadas de forma não invasiva e até antes de os sintomas começarem a surgir. Parece ficção científica, não? Pois saiba que pode estar mais perto do que nunca.

 Um estudo publicado há uns dias na revista científica ACS Nano revela que foi desenvolvido um bafómetro que foi capaz de detetar 17 doenças através do sopro.

Segundo reporta o Business Insider, através da análise que faz à amostra de ar o aparelho conseguiu identificar 17 doenças diferentes, incluindo dois tipos de doença de Parkinson, Crohn, esclerose múltipla, doença renal, e até cancros incluindo: dos pulmões, colorretal, da próstata e dos ovários. Hossam Haick, investigador do Technion-Israel Institute of Technology que liderou a equipa de 56 investigadores que desenvolveram o bafômetro, destaca: “Um dos principais desafios de diagnóstico de doenças na era moderna é como podemos detetar a doença quando ainda nos estamos a sentir saudáveis”.

Explica que este dispositivo, chamado ‘Na-Nose’, é capaz de ‘apanhar’ uma doença nos estágios iniciais e pode até mesmo ser capaz de prever as pessoas que estão em alto risco de desenvolver certas condições.

Segundo o estudo a taxa de precisão deste aparelho, testado em 1404 pessoas doentes e saudáveis em 9 locais do mundo, é de 86%.

Fonte: Noticias ao Minuto – Novo aparelho consegue detetar 17 doenças através do sopro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s