Bem Estar – Uso de medicina alternativa pode estar ligado a menores taxas de vacinação

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (19) e vai até o dia 30 (Foto: Claudio Fachel/Arquivo/Palácio Piratini)

Crianças que frequentam profissionais que praticam medicina alternativa, como acupunturistas e quiropratas podem ter menos chance de receber vacinas contra gripe do que seus colegas, sugere um estudo americano.

Cerca de 33% das crianças que frequentaram praticantes da chamada medicina não-ocidental para serviços como acupuntura ou homeopatia receberam vacina contra influenza, segundo constatou a análise dos dados nacionais de 9 mil crianças nos Estados Unidos. Cerca de 35% das crianças que visitaram praticantes de terapias baseadas no corpo como quiropraxia e massagem se vacinaram contra gripe.

Em comparação, 43% das crianças que não utilizaram terapias alternativas foram vacinadas. O estudo foi publicado na revista médica “Pediatrics”.

“Alguns profissionais de medicina alternativa têm pontos de vista contra vacinação ou são hesitantes a respeito das vacinas”, disse o principal autor do estudo, William Bleser, da Universidade do Estado da Pensilvânia.

Os resultados não provam que profissionais da medicina alternativa desencorajam a vacinação, mas os resultados sugerem que pode fazer sentido para os pediatras perguntarem se as crianças usam esses serviços para desenvolver uma discussão sobre as vacinas, acrescentou Bleser.

“Mais e mais pacientes estão usando medicina complementar e alternativa e podem estar esperando que seus profissionais de saúde os guiem na tomada de decisões sobre se abordagens complementares ou convencionais funcionam melhor para tratamento de doenças e prevenção”, disse Bleser. “Ao mesmo tempo, a maior parte dos usuários de medicina alternativa e complementar não avisam seus médicos que usam (esses serviços).”

 

 

Fonte: Bem Estar – Uso de medicina alternativa pode estar ligado a menores taxas de vacinação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s