vinho e saúde – Correio de Uberlandia

por Érika Mesquita

As bebidas têm grande influência nas relações entre pessoas, seja em comemorações ou até mesmo em rituais religiosos. As festas de ano novo perderiam todo seu charme se não houvesse os estouros dos espumantes e a ceia de Natal não está completa sem o vinho para acompanhar os deliciosos pratos.

Nesses rituais há sempre a preocupação em relação ao excesso do consumo de álcool, o que certamente não é benéfico à saúde. Mas nos últimos anos estudos e pesquisas sérias realizadas em todo o mundo têm feito a medicina recomendar o consumo diário do vinho em doses moderadas, algo em torno de uma taça.

Essa tendência começou em 1992 com uma constatação científica conhecida hoje como “paradoxo francês”. Um cientista da universidade de Bordeaux começou a definir que apesar dos franceses terem uma dieta rica em gorduras saturadas, fazerem pouca atividade física e fumarem mais que os americanos, eles morriam menos de doenças cardíacas. Definiram a partir disso que o vinho que é consumido todos os dias pelos franceses contribuía para esse fenômeno.

Isso acontece porque os vinhos possuem uma grande quantidade de substâncias que são benéficas à saúde. Os polifenóis são os mais estudados entre estas substâncias e o resveratrol é o polifenol que está presentes na casca das uvas e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e melhorar o colesterol bom (HDL). As alterações nos níveis de colesterol é conhecida como dislipdemia e esta doença tem grande relação com todas as doenças cardiovasculares. Além disso, os vinhos são ricos em radicais livres que ajudam a prevenir contra o envelhecimento precoce.

Importante esclarecer que estamos falando em consumo moderado. O consumo exagerado pode trazer malefícios como o desenvolvimento do alcoolismo e contribuir para o aumento de peso, já que é comum comermos além do normal quando as refeições são acompanhadas por bebida.

Então, se você por algum motivo não queira ou não possa consumir vinhos, uma excelente opção é o suco de uva integral, que também são fonte dessas substâncias e até mesmo as crianças podem começar a vida já com hábitos saudáveis. Há no mercado ótimas opções de sucos integrais produzido no Brasil, sem adição de açúcar, conservantes ou corantes.

Seja com vinho ou suco, a saúde agradece.

Tim-tim!

http://www.correiodeuberlandia.com.br/

Fonte: vinho e saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s