Alteração no paladar pode indicar doenças sérias

Um dos maiores prazeres da vida está em comer e poder sentir o gosto específico de cada alimento, não é mesmo? Não para quem sofre com disgeusia. Esse problema causa uma distorção ou diminuição do paladar e muitas vezes vêm acompanhado por uma ardência bucal e um gosto metalizado na boca. Embora possa afetar qualquer pessoa, essa síndrome é mais comum em mulheres com mais de 60 anos.

Para entendermos melhor tudo isso, vamos conhecer as papilas gustativas, as protagonistas dessa história. Elas nada mais são do que pequenas saliências presentes na língua, responsáveis por enviar informações ao sistema nervoso quando a saliva entra em contato com algum alimento ou bebida, para que o sabor seja identificado.

Alterações do paladar podem enfraquecer ou destruir um alerta que a maioria de nós temos para detectar alimentos estragados ou algum ingrediente que não gostamos ou não podemos comer

Foto: Dan Kosmayer / Shutterstock

“Antigamente acreditava-se que cada tipo de papila era responsável por detectar um único sabor entre amargo, azedo, salgado e doce. Mas, há alguns anos, descobriu-se que todas as papilas detectam todos os diferentes sabores, porém algumas são mais ou menos sensíveis para detectar cada sabor”, diz a fonoaudióloga Roberta Martinelli.

Sem gosto
No entanto, quando elas não funcionam bem a pessoa pode começar a sofrer alterações no paladar. Essa condição merece atenção, pois em alguns casos pode indicar algum problema ou doença mais séria. “Alterações no paladar podem ser causados por qualquer coisa que interrompa a transferência das sensações de gosto para o cérebro, portanto são consequências de algum fator, ou seja, o diagnóstico preciso da doença que está ocasionando essa alteração deve ser feito o mais rápido possível”, diz Roberta.

Segundo a especialista, essas alterações podem ser causadas por motivos mais simples como o hábito de fumar, uso de alguns medicamentos ou até por um ferimento da boca. Mas algumas doenças sérias também podem causar o problema. “Paralisia de Bell (facial), gripes e resfriados, infecção nasal, sinusite, faringite, infecções nas glândulas salivares, deficiência de vitamina B12 e zinco e até o tratamento para certos tipos de câncer (quimio e radioterapia na região da cabeça e pescoço) podem causar esse problema”, diz Roberta.

Por isso, ao perceber qualquer mudança no paladar, procure um especialista. O cirurgião-dentista ou o fonoaudiólogo podem ajudar fazendo um diagnóstico por exame clínico, um questionário sobre hábitos, sintomas e causas ou ainda exames mais específicos, como tomografia para avaliar possíveis alterações nos seios da face ou parte do cérebro que controla o olfato.

Atenção ao olfato
Falando em olfato, as perturbações do paladar também podem ter relação com problemas de olfato, sabia? “O sabor nada mais é do que uma combinação de odores e gostos, percebidos respectivamente pelos sentidos olfativo e gustativo, que são ativados por quimiorreceptores. Um exemplo disso é quando não conseguimos sentir o sabor dos alimentos quando estamos gripados, com o nariz congestionado”, diz Roberta.

A perda de sabor e cheiro também pode ser um sinal de certas doenças degenerativas do sistema nervoso, tais como Parkinson ou Alzheimer.

Causa e consequência
Além de poder significar que alguma coisa está errada no organismo, a alteração ou falta de paladar pode causar novos problemas. Afinal, como você costuma detectar que algum alimento está estragado? Na maioria das vezes, pelo gosto.

“Alterações do paladar podem enfraquecer ou destruir um alerta que a maioria de nós temos para detectar alimentos estragados ou algum ingrediente que não gostamos ou não podemos comer”, diz o fonoaudiólogo, Maurício Pimentel Lins.

Além disso, quando o sabor é prejudicado, uma pessoa pode acabar comendo sal ou açúcar demais, sem perceber. “Isso pode ser um problema para pessoas com certas condições médicas, tais como diabetes ou pressão arterial elevada. Em casos graves, não sentir mais gosto das coisas pode levar a depressão, pois é tirada da pessoa um dos prazeres da vida”, diz o especialista.

Agência Beta

 

Falta de gosto pode indicar problemas respiratórios, falta de vitamina e até Alzheimer. Se não tratado, pode levar à depressão

Fonte: Alteração no paladar pode indicar doenças sérias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s