Encontrado o “andaime” no caminho da cura para o Autismo – Ciência e tecnologia – TSF Rádio Notícias

Os cientistas avançam, num estudo publicado hoje na revista “Nature”, terem descoberto a chave para abrir portas para o aparecimento dos primeiros medicamentos eficazes no tratamento da doença.

Até agora sem cura, o autismo, em Portugal, afeta uma em cada mil crianças em idade escolar.

Onde agora este grupo de investigadores pode encontrar entraves é na aplicação do estudo dos ratos para os seres humanos, porque envolve manipulação genética.

O autismo é uma viagem ao desconhecido, mas a investigação ao gene Shank3, que conta com uma investigadora portuguesa, abre portas ao aparecimento dos primeiros medicamentos para o tratamento da doença, vindo “demonstrar pela primeira vez que, embora o autismo seja uma perturbação de desenvolvimento, é possível reverter alguns comportamentos típicos do doente na sua fase adulta”.

Patrícia Monteiro, do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (CNC) integra uma equipa de investigadores do MIT e explica que o gene Shank3 funciona como “um andaime das sinapses, que permitem a comunicação entre neurónios e que suporta centenas de proteínas necessárias para que esta comunicação entre os neurónios se possa fazer corretamente”. Estando comprometida esta comunicação existe a quebra nas interações sociais e os comportamentos repetitivos, que agora é possível reverter.

A investigação foi realizada em ratos, mas a ideia é chegar a uma terapia para humanos. Patrícia Monteiro reconhece que haverá um longo caminho a percorrer.

“O Reino Unido acaba de aprovar terapias de edição genética em embriões, mas não ainda em adultos, e isso é pioneiro. Esperamos que havendo o alargamento deste debate ético seja possível traduzir estes resultados para humanos”, adianta.

Até lá os cientistas vão investigar outros caminhos para tentar encontrar soluções que não passem pela manipulação genética.

O autismo é normalmente diagnosticado por volta dos três anos e até continua a ser uma doença sem cura.

Fonte: Encontrado o “andaime” no caminho da cura para o Autismo – Ciência e tecnologia – TSF Rádio Notícias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s