Casos de pedras no rim aumentam no verão; saiba prevenir

O intenso calor do verão, associado ao aumento da transpiração e a falta de ingestão adequada de água, pode gerar sérios riscos para o surgimento da doença popularmente conhecida como pedra nos rins. O alerta é do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que é referência no tratamento de litíase, realizando mais de 50 cirurgias mensais somente nessa área.
saiba mais

Quando é seguro requentar comida? Veja alimentos ‘perigosos’

Britânico relata ‘pesadelo’ em experiência com uso de ‘pílula da inteligência’

Overdose: os perigos do consumo excessivo de cafeína

Rio usa peixe barrigudinho no combate ao Aedes aegypti

Siga Terra Estilo no Twitter
PUBLICIDADE

Segundo o urologista Claudio Murta, do Hospital do Homem, nos períodos mais quentes do ano, há um aumento de cerca de 30% no atendimento a casos de cálculos renais.

Segundo o profissional, mudanças na alimentação, a constante reposição de líquidos e a atenção à coloração da urina são algumas das principais orientações para evitar o surgimento de cálculos renais.
A dieta ideal para a saúde dos rins inclui o consumo de cerca de dois litros de água por dia
A dieta ideal para a saúde dos rins inclui o consumo de cerca de dois litros de água por dia
Foto: Getty Images

Para Claudio Murta, no verão, a dieta ideal para a saúde dos rins inclui essencialmente o aumento da ingestão de água, cerca de dois litros ao dia, e de sucos de frutas cítricas, associado à diminuição do uso de sal nos alimentos.

As refeições diárias devem conter mais verduras, legumes e frutas. Os frutos do mar, por exemplo, ainda contém altas doses de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. “É importante também considerar a redução de frituras e carne vermelha nesta época de calor”, enfatizou o urologista.

Mais de 15% da população mundial apresenta cálculos renais, sendo que na maioria dos casos é possível expelir as pedras naturalmente, pela urina. Para evitar esse transtorno, o médico explica que a maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo está ao observarmos a coloração da urina. “Quanto mais transparente estiver a urina, melhor. Se estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado, longe dos cálculos renais”, explicou.

É importante que o paciente esteja atento para os perigos das receitas caseiras, como chás popularmente conhecidos como ‘quebra-pedras’. “Nos casos de dores e cólicas renais, os pacientes com cálculos renais devem procurar o médico urologista para evitar infecções graves”, ressalta.

Função dos rins

Diariamente, os rins produzem entre 1,5 e 2 litros de urina – que é responsável por eliminar as toxinas geradas pelo organismo. Quando a saúde é prejudicada pela falta de ingestão de água e alimentação inadequada, os rins não conseguem expelir as substâncias tóxicas e desequilibram a função de outros órgãos, propiciando o aparecimento de diversas doenças. Além de eliminar toxinas, os rins também são responsáveis pela regulação da pressão arterial e o controle da quantidade de sal e água do corpo. Os rins também filtram o sangue e produzem hormônios que evitam anemias e doenças ósseas.
Compartilhar
Incorpore
Link
Compartilhe
Incorpore
https://p1.trrsf.com.br/playerttv/ganesha-backend/iframe.html?country=br&contentid=7872275
Link
0:00
4:35
Jejum emagrece? Nutricionista comenta 5 mitos sobre dietas

assistir Jejum emagrece? Nutricionista comenta 5 mitos sobre dietas

Fonte: Casos de pedras no rim aumentam no verão; saiba prevenir

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s