Bem Estar – Hábitos saudáveis desde a infância ajudam a manter o peso na fase adulta

Ao longo dos anos o nosso corpo sofre uma alteração da composição corporal. Quando somos crianças e jovens, temos mais massa magra e o metabolismo é mais acelerado por conta do crescimento. Já na fase adulta, o metabolismo começa a desacelerar. Então como manter o peso com o passar da idade? Devemos controlar o peso desde a fase infantil? Convidamos a médica do esporte e pediatra Ana Lucia de Sá e a nutricionista Tania Rodrigues para tirar as dúvidas no Bem Estar desta segunda-feira (17).

 

CURTA O BEM ESTAR
Siga o programa nas redes sociais

 

É muito comum os pais liberarem guloseimas para a criança como se isso fosse uma demonstração de amor e carinho, mas é preciso tomar cuidado. De acordo com especialistas, uma criança obesa tem 50% de chance de se tornar um adulto obeso. Aos 12 anos, as chances aumentam para 60%.

 

Os especialistas dizem que as principais causas da obesidade infantil são fatores externos (ambiente, hábitos, alimentação) e não um problema de saúde.

 

A administradora de empresas Fabiana Minéo resolveu mudar os hábitos alimentares da filha Letícia, de oito anos, quando a numeração da roupa dela mudou. “Eu comecei a ter que comprar roupas em uma numeração muito maior. Pela idade ela usaria número 10, mas comecei a comprar 14.”

Letícia comia 20 biscoitos recheados por dia, três copos de refrigerante, tudo com a permissão da mãe. Fabiana procurou ajuda médica e a endocrinologista deu a receita: alimentação saudável. Ao invés de refrigerante, suco de fruta natural. Nas refeições: legumes, verduras, nada de fritura. Para gastar a energia, aulas de natação. Com o tempo veio o resultado.

 

“A obesidade acarreta um risco importante de diabetes, hipertensão, doença cardiovascular, infarto do miocárdio, esteatose hepática e cânceres. A gente sabe que é uma bomba relógio que vai explodir um pouco mais pra frente”, alerta a endocrinologista Sandra Villares.

 

Manter o peso na infância e na juventude é uma garantia maior de se tornar um adulto saudável e no peso adequado. É mais difícil perder peso na fase adulta, porque o metabolismo é mais lento e também porque trabalhamos mais e temos menos tempo para gastar energia.

 

Foco no peso
Na fase adulta, a atividade física é uma ótima saída para manter o peso, porque ajuda a ganhar massa magra e previne o acúmulo de gordura. Diminuir a ingestão calórica, ou seja, comer menos, também é uma forma de manter o peso.

 

Também vale ficar sempre de olho na balança para monitorar o peso. Foi o que a cuidadora Eliene Benedita não fez. Ela ficou sete anos sem subir na balança. Quando resolveu se pesar, a surpresa: estava pesando 126 kg. Ela conta que as primeiras gordurinhas foram herança da segunda gravidez: 30 quilos. Logo vieram mais quilos e ela engordou mais de 60.

 

Ela não seu deu conta que estava engordando. Isso porque perceber o próprio corpo não é tão simples. A imagem que cada um faz de si mesmo nem sempre é a mesma que o espelho mostra. Depois da surpresa, um choque na realidade. Ela mudou a alimentação, adotou hábitos mais saudáveis e se jogou também nas atividades físicas. Com todo o esforço, já foram embora 36 quilos, mas ela quer mais – eliminar mais 20 quilos.

 

 

 

 

 

Bem Estar – Hábitos saudáveis desde a infância ajudam a manter o peso na fase adulta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s