Estudo sugere ligação entre proteína B2M e perda de memória em idosos | INFO

Um grupo de cientistas pode ter encontrado uma maneira de retardar ou prevenir problemas relacionados à memória que vêm com a idade. Eles identificaram uma proteína que, conforme se acumula no sangue ao longo dos anos, danifica uma área do cérebro ligada à memória.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores primeiro descobriram que injeções da proteína – chamada beta-2-microglobulina (B2M) – em ratos jovens pioraram o desempenho cognitivo e diminuíram o crescimento de novos neurônios no cérebro. Em outro momento, experimentos provaram que o bloqueio dessa mesma proteína prevenia a perda de memória em animais mais velhos, e que eles se mostraram mais inteligentes do que os outros da mesma idade, que não haviam passado pelo tratamento.

A proteína B2M é encontrada tanto no sangue de ratos quanto no de humanos e está associada ao funcionamento do sistema imunológico. Anteriormente, ela já tinha sido relacionada indiretamente a outras doenças mais comuns em idosos, como problemas renais. Os cientistas agora se perguntam se bloquear a ação da B2M quando somos jovens poderia prevenir a perda de memória em idade avançada ou, ainda, reverter esse processo quando já estivermos mais velhos.

Mas o experimento, publicado na Nature Medicine, só foi testado nos animais. O próximo passo seria verificar se a proteína provocaria os mesmos efeitos no cérebro humano. A pesquisa é importante para ajudar a encontrar novos alvos para drogas que poderiam retardar o declínio intelectual no processo de envelhecimento. Uma das possibilidades seria tratar o sangue das pessoas idosas para tirar a proteína ou outras substâncias plasmáticas de circulação. Não que a terapia fizesse pessoas viverem mais, mas poderia mantê-las saudáveis por mais tempo e até ser usada em pacientes que sofrem com o mal de Alzheimer.

Fonte: The Guardian

 

 

 

Estudo sugere ligação entre proteína B2M e perda de memória em idosos | INFO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s