Cientistas desenvolvem anticorpo para combater leucemia

Um anticorpo artificial conseguiu eliminar com eficácia células cancerígenas em ratos

Segundo um estudo publicado pela revista científica Science Translational e divulgado pela BBC, o anticorpo artificial MGD006 eliminou com eficácia as células cancerígenas em ratos.

Numa semana de tratamento contínuo, o anticorpo eliminou as células com leucemia em ratos e, aplicado durante quatro semanas em macacos, os animais não tiveram efeitos colaterais graves.

O estudo defende que esta descoberta representa um avanço na imunoterapia para tratar a leucemia mieloide aguda. Este anticorpo, desenvolvido pelo investigador Gurunadh Chichili e a sua equipa, reorganiza as células T para combater este tipo de leucemia, que é muito difícil de tratar e carece de um tratamento efetivo.

As células T são um tipo de célula imunológica cuja função é reconhecer substâncias estranhas na superfície de outras células e matá-las. Para isso, produzem substâncias solúveis que têm efeitos sobre tumores e células infetadas com o vírus.

A leucemia mieloide aguda é um tipo de cancro que espalha células anormais que se acumulam na medula óssea e interferem na produção normal de glóbulos vermelhos. Este é o tipo de leucemia mais comum em adultos e o risco de incidência aumenta com a idade, embora seja uma doença relativamente rara a nível global.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s