Conheça os benefícios de beber água em jejum – Sapo.pt

Conheça os benefícios de beber água em jejum

A maior parte do organismo humano é formada por água, 75% dos músculos é água, por exemplo. Portanto, é importante consumir uma boa quantidade de água diariamente para manter a saúde. Com a ingestão de água provocamos uma diurese maior, o que favorece a eliminação de toxinas e a prevenção de algumas doenças. Os especialistas vão mais longe e insistem na importância do consumo da água em jejum.

Mas por quê? Segundo o Instituto Europeu de Hidratação, a água é o solvente que permite muitas das reações químicas vitais do organismo, ajudando a manter as funções corporais.

Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correcto do cérebro. Quando estamos hidratados adequadamente, as células do cérebro recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta. O consumo adequado de água é essencial para o bom funcionamento dos rins, ajudando-os a eliminar através da urina os resíduos e nutrientes desnecessários.

A água melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes para que estes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células.

A água também é uma grande aliada da pele, ajudando a manter a elasticidade e a tonicidade. A água também actua como um lubrificante para os músculos e articulações: ajuda a proteger as articulações e também o melhor funcionamento dos músculos.

Carmen García Torrent, nutricionista e licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, afirmou que o recomendável é tomar entre um a dois copos de água em jejum e, em seguida, continuar a beber o líquido o resto do dia até chegar aos dois litros.

A nutricionista também afirmou que, depois da ingestão de água, é preciso esperar pelo menos dez minutos antes de fazer alguma refeição para que a água possa agir sobre o corpo.

A prática do consumo de água com o estômago vazio é muito popular no Japão e os japoneses seguem o que se conhece como «Terapia da Água». Apesar de não haver estudos que verifiquem isto, a Associação Médica do Japão afirma que este tratamento é eficaz para várias doenças, entre elas, problemas cardíacos.

Ao acordar, beba quatro copos de água, antes até de escovar os dentes. Não se pode beber mais nada até 45 minutos depois de beber a água. Passado este tempo, a pessoa pode comer e beber normalmente. Até duas horas depois do pequeno-almoço também não se pode comer nem beber nada. A água deve estar à temperatura ambiente ou morna, preferivelmente. E não deve conter flúor ou outros químicos.

A sede é um reflexo da desidratação e, por isso, é aconselhado não esperar sentir sede para beber água. Mas, segundo a nutricionista Carmen García Torrent, ingerir água em excesso também é prejudicial.

«Beber mais de três litros de água pode ter efeitos negativos para saúde.»

«Ao urinar, a pessoa não elimina apenas água, também perde sais minerais. Se beber muita água, os rins trabalham excessivamente, sem necessidade», disse.

De qualquer forma, Carmen afirmou que é muito raro as pessoas chegarem a beber três litros de água por dia, a não ser nos casos em que façam muito exercício e o clima esteja muito quente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s