Bem Estar – Colocar os pés no chão ajuda a manter a postura e alinhar a coluna

 

 

 

Bem Estar - Colocar os pés no chão ajuda a manter a postura e alinhar a coluna

Falar no celular, passar roupa, sentar em frente ao computador, assistir TV na poltrona, ir para a academia… O que isso tudo tem em comum? A postura errada. Até na hora de relaxar a gente esquece do corpo e pequenos detalhes podem fazer a diferença. Esse foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (26). Participaram do programa a terapeuta ocupacional Maria Cândido Luzo e a fisioterapeuta e professora de pilates Laura Proença.

 

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Esses movimentos involuntários que fazem parte do nosso dia a dia podem prejudicar a nossa postura com o passar dos tempos. Algumas pessoas que já sentem dores posturais adotam as ‘posturas antálgicas’ – posições que disfarçam as dores, mas que podem acentuar as lordoses, perpetuar hábitos posturais ruins.

Os principais momentos em que deixamos de ficar na postura correta são os que ficamos mais relaxados. De frente para o computador e para a TV são as situações mais comuns. Toda a musculatura da região do pescoço e ombros pode ficar tensionada e assim gerar dores. O que mantem a nossa postura são os pés no chão, alinhamento dos joelhos e quadris.

Quando estamos em pé é comum jogar todo o peso do corpo para um lado só. Entre os exemplos clássicos estão: ficar apenas com um pé totalmente no chão, apoiar os dois braços em um lado da cintura, jogar os ombros pra frente. Essas posturas podem resultar em desvios na coluna. O alongamento pode corrigir esses desvios.

Na academia, a desatenção é a maior vilã. É preciso focar na hora de fazer um exercício e lembrar que os músculos devem trabalhar juntos. Flexionar o joelho é importante para não forçar a coluna.

Já em casa, atenção na hora de passar roupa, lavar louça. Use um objeto alto para apoiar os pés de maneira intercalada. Isso ajuda a manter a coluna ereta. Na hora de limpar a casa, use vassoura e rodo com cabo longo para manter a coluna reta.

 

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