Digg Reader – Como evitar erros de higiene na cozinha – Comofas

Os cuidados com a higiene do lar devem ser observados em todos os espaços da casa, para que se possa evitar problemas para a saúde. Acontece que em alguns lugares isso fica ainda mais sério, como é o caso do banheiro e da cozinha. Se você tem consciência disso e não quer arriscar, nós vamos dar algumas dicas de como evitar erros de higiene na cozinha.

Antes de começar, é sempre importante lembrar que estes são apenas alguns dos principais cuidados que se deve ter em sua casa para afastar o risco de contaminação e doenças. Cada casa pode apresentar riscos diferentes, por isso é sempre bom estar atento ao que você faz para saber como evitar erros de higiene na cozinha. Fique de olho nas dicas que vamos apresentar agora e mantenha sua família longe das doenças.

Como evitar erros de higiene na cozinha

Limpar ou lavar a carne? Já está comprovado que lavar a carne em água corrente não elimina as impurezas, aumenta o risco de contaminação e ainda retira dela muitos nutrientes. Por isso a melhor maneira de limpar a carne é mesmo no fogo, ao cozinhar ou assar, pois o calor garante uma boa higienização dela para você.

Usar tábuas de madeira para cortar os ajuda? Não, pois com o tempo elas se tornam porosas e facilita muito a proliferação das bactérias. Além disso, a madeira adsorve muita umidade e sujeira, o que torna o ambiente ainda mais propício para a proliferação de microrganismos. Neste caso, a melhor dica de como evitar erros de higiene na cozinha é usar tábuas de plástico ou vidro, pois elas são lisas, impermeáveis e bem mais fáceis de limpar.

Não deixe a comida esfriando antes de colocar na geladeira, pois na temperatura ambiente os microrganismos se proliferam. O certo é guardar a comida ainda quente, levando ela diretamente ao fogo quando for esquentar novamente. A explicação para isto é porque a fervura mata os micróbios e a geladeira conserva os alimentos.

Colocar o lixo em cima da pia pode ser também uma forma de deixar um foco de contaminação bem perto da comida. Se for colocar uma lixeirinha sobre a pia, troque o saquinho e lave-a diariamente com água sanitária.

Usar esponja velha para lavar a louça também contribui para a contaminação. Especialistas afirmam que o ideal é trocar a esponja toda semana. Uma alternativa é colocá-la de molho em 1 litro de água com duas colheres de sopa de água sanitária, por pelo menos cinco minutos. Isso pode aumentar a vida útil dela e diminuir as chances de contaminação. Mas é sempre bom lembrar que esta dica de como evitar erros de higiene na cozinha requer cuidado, pois a esponja de lavar costuma ficar úmida e concentra muitos microrganismos.

 

Digg Reader.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s