Entenda Por Que É Tão Difícil Resistir Ao Doce. – Emagrecer é vitória

Emagrecer é Vitória

Seja você homem, mulher, formiga, cavalo ou cachorro, você sabe que algo doce sempre é uma deliciosa tentação difícil de se resistir, não é mesmo? (principalmente se você é uma formiga…)
Você já se pegou sem fome alguma e foi apresentado à um magnífico pedaço de torta e descobriu que na verdade você estava meio comfome?
Ou ainda, você acabou de jantar e está estufado que nem um balão de festa, não consegue nem pensar em dar mais uma garfada naquele maravilhoso grelhado, PORÉM, ainda (com certa facilidade) consegue encarar uma sobremesa?
Açúcar! Tão saboroso e tentador! Por que? Por que é tão difícil se livrar desse “vício” ?
Bom, pra entendermos isso de forma fácil, siga a jornada a seguir comigo:
Quando você ingere algo doce, seja bolo, sorvete, mel, suco, brigadeiro, etc, o açúcar é imediatamente identificado pelas suas papilas gustativas na parte frontal da sua língua. Você imediatamente sabe que tem algo delicioso na boca.
Em seguida, no córtex cerebral, se acionam algumas reações que chamamos de “mecanismos de recompensa”.
Estes mesmos mecanismos são acionados pelas drogas, álcool, sexo, etc… enfim, tudo que “vicia”.
Agora, o interessante é que quando isso acontece o cérebro se faz uma única pergunta: “Posso ter isso de novo?”
É aí que a coisa entra em um ciclo vicioso que você já bem conhece.
Agora, temos que lembrar que a nossa genética é orientada à um grande objetivo: sobrevivência!
Tendo isso em mente, sabemos que coisas doces são sinônimo de energia rápida!
O corpo adora energia rápida, uma vez que isso ajuda o corpo no seu objetivo de sobrevivência.
O problema é que esta “energia rápida” está hoje disponível em todo lugar e em milhares de alimentos, até mesmo alimentos que nem imaginávamos que continham açúcares…
Na realidade, hoje, fugir do açúcar é uma verdadeira saga. Tente ir no mercado e comece a ler os rótulos de produtos enlatados ou empacotados… se desafie a encontrar algo sem adição de açúcar…
Quando digo açúcar, ele nem sempre é chamado desta forma. A indústria é muito criativa e gosta de diversificar bastante a forma como se refere à ele…
Deixe-me citar alguns dos nomes que são sinônimos de açúcar: amido, dextrose, xarope de milho, açúcar de fruta, mel, glicose, frutose, sucrose, maltose, lactose, açúcar de cana, etc, etc…

PorQue o Açúcar Tem Tanto Poder?

Veja, por exemplo, quando você prova uma nova refeição nutritiva e saudável, novos sabores e alimentos, o seu cérebro aciona os mecanismos de recompensa também para sinalizar que você está fazendo algo que é muito bem vindo, afinal, o corpo gosta de variedade e tudo mais.
Essa experiência causa um pico de dopamina no cérebro, o que significa sensação de bem-estar.
Se você continua a repetir a mesma refeição dia após dia, os níveis de dopamina começam a cair até ficarem baixos, afinal, o que você está fazendo não é mais novidade e está na hora talvez de tentar dar uma variada.
Agora, veja que interessante…
Esse mecanismo natural de ajuste não funciona quando estamos ingerindo açúcar.
No caso dos doces, podemos comê-los todo o santo dia e SEMPRE teremos picos de dopamina no cérebro… ou seja, os níveis se elevam e se mantêm lá sem ter a queda normal que acontece no caso anterior que falamos.
O açúcar tem o poder de “burlar” o sistema e sempre conseguir que o cérebro acione os sistemas de recompensa para motivar você a repetir sempre este hábito.
Por isso também que o açúcar é considerado por muitos experts como, literalmente, uma droga. Eu também adoto esta definição.
O açúcar tem PODER e quanto mais você dá espaço à ele, mais este poder aumenta e você não vai poder mais contar apenas com sua “força de vontade” para solucionar o problema.
Se você quiser fazer um teste bacana para perceber como você ainda pode conseguir vencer este “vício”, se desafie à ficar 2 semanas inteiras sem colocar absolutamente nada doce na boca.
Tome isso como um desafio pessoal seu para deixar o seu dia-a-dia mais interessante. São 2 semanas somente. Aí no próximo mês você escolhe um novo desafio da sua escolha… mantenha sua vida interessante!
Se você tomar isso no peito e resolver fazer acontecer, irá ser brindado com uma grande realização:
O açúcar não irá mais ser tentador à você como sempre foi e se quer algo pra te ajudar nisso, recomendo o Emagrecer de Vez, esse sim é o único que poderá e irá te ajudar nesse processo.
 
Para você que quer emagrecer de forma saudável, permanente e natural, saiba que o açúcar é o inimigo número 1 do seu objetivo.
Se você já acompanha aqui o blog, já sabe disso.
Nada tem mais poder CONTRA a perda de peso do que o açúcar, seja ele na forma de um bolo, suco de fruta, pão, massa, etc.
Nada estimula mais os hormônios armazenadores de gordura do que os carboidratos de rápida digestão (açúcares).
Se o seu objetivo é obter o corpo em forma dos seus sonhos, o desafio acima é um must! Você precisa fazê-lo!

 

 

Digg Reader.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s