Saiba como identificar a carência de nutrientes no organismo através da vontade de consumir guloseimas

Você não resiste á “atacar” batata frita, chocolate, hambúrguer, refrigerante, dentre outras guloseimas? Saiba que tal comportamento pode ser um alerta do seu corpo “dizendo” que está faltando nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Confira detalhes abaixo.

Saiba como identificar a carência de nutrientes no organismo através da vontade de consumir guloseimas

Dê olho na mensagem!
O corpo nos envia mensagens a todo instante. Cabe a nós decifrarmos o que ele quer nos dizer. “As pessoas estão muito preocupadas com os problemas do dia a dia, como trabalho e família. Elas não cuidam de si, especialmente no que se refere à alimentação. Para muitos, a comida está associada ao prazer, e não a uma necessidade fisiológica do corpo”, afirma Glaucia Midori Shiroma, nutricionista do Ganep — Grupo de Nutrição Humana.

Assuma o controle

Homeostasia
O nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Edson Credidio, afirma que a resposta para essa reação do corpo está baseada na homeostasia — um mecanismo biológico automático, usado para regular os sistemas do organismo de modo que fiquem sempre equilibrados.

O que é mesmo?
Para entender melhor essa ação, imagine que você está fazendo uma dieta para perder peso. No final de semana, vai a uma churrascaria e come tudo o que tem vontade: carnes, sobremesas e muito mais. No dia seguinte, provavelmente você irá compensar o excesso ingerindo apenas alimentos leves como saladas, grelhados e muita água.

Corpo inteligente!
O mesmo acontece com o corpo. Se em um dia nossos batimentos cardíacos aceleram, no outro irão diminuir, se ele está com carência de algum nutriente, sentimos vontade de ingeri-lo para suprir essa necessidade, e assim por diante.

Mecanismos de controle
“Sempre há mecanismos de controle no organismo, e não é por acaso que surgem sinais e sintomas. É como a insulina que “coloca” energia na célula. Se ela não funciona bem e falta essa energia, teremos vontade de comer um doce, que fornecerá rapidamente essa substância ao nosso corpo”, exemplifica Barbara Rescalli Sanches, nutricionista da VP Consultoria Nutricional.

Mensagem via vontades

Vai um docinho?
De acordo com Barbara, o desejo por chocolate e outros doces, por exemplo, pode estar ligado à deficiência de cromo — um elemento químico relacionado ao metabolismo da glicose, do colesterol e de ácidos graxos — ou à queda de glicemia no sangue provocada pela falta de produtos integrais e excesso de carboidratos refinados, como pães brancos, arroz branco e biscoitos.

Olha o salgadinho!
Já a vontade por alimentos salgados, em geral, costuma servir de alerta para a necessidade de zinco — um mineral que atua principalmente auxiliando no sistema de defesa natural do organismo.

Que horas são?
“Sintomas como ter fome em horários não convencionais (durante a madrugada, por exemplo) ou logo após ter feito a última refeição podem ser indícios de hipoglicemia, que é a baixa do nível de açúcar no sangue. O organismo entende que está com pouca energia e, então, faz com que a pessoa sinta fome e atenda essa necessidade. Esse é um problema frequentemente causado por maus hábitos alimentares”, completa a nutricionista.

Confira quais são os nutrientes que faltam quando sentimos vontade de comer:

1- Batata frita

O que significa?
Carência de triptofano, desequilíbrio nos níveis de insulina ou até mesmo falta de carboidrato.

Pode provocar
No caso do triptofano, sensações de depressão, ansiedade e irritação; no da insulina, o diabetes.

Substitua por
Pães, cereais, arroz e massas integrais. Outra opção é preferir a versão cozida ou assada do alimento e substituir o óleo de soja pelo de canola.

2- Hambúrguer

O que significa?
Falta de ferro (nutriente que atua, na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para as células do corpo) e proteínas (que participam da coagulação sanguínea, da formação de anticorpos e da construção de novos tecidos) provenientes da carne.

Pode provocar
A carência de ferro é conhecida por anemia, causando fadiga generalizada, falta de apetite, palidez da pele e mucosas.

Substitua por
Carnes de frango e de peixe, que contêm menos gordura do que as vermelhas. Quando for o caso de consumir hambúrguer, prefira os caseiros, feitos com carnes, queijos brancos e uma porção de verduras.

3- Chocolate

O que significa?
Déficit de triptofano, cromo (relacionado ao metabolismo da glicose, do colesterol e de ácidos graxos) e queda de glicemia.

Pode provocar
Ausência de triptofano causa sensações de depressão, ansiedade e irritação, enquanto a falta de cromo pode resultar em aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do bom (HDL), hipertensão, arritmias e obesidade. A queda de glicose é causada pela hipoglicemia. Os sintomas são visão turva, fraqueza, dificuldade de concentração.

Substitua por
Os chocolates não são ruins. Eles possuem vitaminas e flavonoides, substâncias que agem como um protetor cardiovascular. O perigo está no excesso, já que ele é rico em gordura saturada, que é a mais prejudicial, e açúcar. Escolha as versões diet e meio amargo. Cientistas alemães comprovaram que esse último tipo controla a pressão e reduz os riscos de ataque do coração.

4- Refrigerante

O que significa?
Nesse caso, o desejo não tem relação com a falta de nutrientes específicos, mas sim com a queda dos níveis de glicose no sangue (hipoglicemia) ou com uma dependência de cafeína.

Pode provocar
Sintomas típicos de hipoglicemia. Alguns indivíduos que sofrem de fadiga ou anemia podem mascarar o cansaço com altas doses de cafeína. Por conta disso, tornam-se viciados nessa substância: quando deixam de ingeri-la, sentem indisposição e sonolência.

Substitua por
Chocolates amargos, chá-preto ou café, (desde que ingeridos em quantidades moderadas).

Com essas informações e dicas você poderá controlar o peso e melhorar a saúde através de uma alimentação nutritiva, o que não significa que “nunca mais” poderá saborear essas delícias, aprecie com moderação! Se deseja maiores detalhes consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: Revista Dieta Já!

 

Nutrição: Saiba como identificar a carência de nutrientes no organismo através da vontade de consumir guloseimas.

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