Braço biónico devolve sensibilidade e tato a amputados – TSF

Imagine um braço artificial para amputados que pudesse ser aplicado diretamente ao esqueleto e ligado eletronicamente ao sistema nervoso, permitindo ao paciente não só mover e controlar a prótese, mas também sentir os objetos que toca – a ponto de poder pegar num ovo, segurá-lo e balançar o braço de um lado para o outro sem partir.

Este protótipo já existe, está a ser testado, com sucesso, há mais de um ano por um sueco. O trabalho foi publicado na revista Science Translational Medicine.

«Usamos a técnica de osseointegração para criar uma fusão estável de longo prazo entre homem e máquina, integrando-os em diferentes níveis”, diz o autor principal das pesquisa, Max Ortiz-Catalan, num texto divulgado pela Universidade de Tecnologia Chalmers, em Gotemburgo.

Neste vídeo é possível ver o paciente (um motorista de pesados, no norte da Suécia, que teve que amputar o braço direito – acima do cotovelo – há dez anos)a realizar várias tarefas.

Num outro artigo publicado na mesma edição da Science Translational Medicine, pesquisadores de Cleveland, nos EUA, apresentam os resultados experimentais de uma tecnologia semelhante, em que as próteses não são fixadas ao osso, mas também possuem elétrodos implantados no braço que, associados a um software de processamento de informações sensoriais, proporcionam uma sensibilidade tátil muito mais refinada ao usuário.

Segundo os pesquisadores, dois pacientes voluntários que utilizaram as próteses durante algum tempo foram capazes de executar tarefas delicadas, como arrancar os “pés” de cerejas, e identificar diferentes formatos e texturas de objetos. De olhos fechados conseguiram, por exemplo, distinguir uma lixa de algodão, apenas com a sensação artificial de tato proporcionada pela prótese.

 

 

Braço biónico devolve sensibilidade e tato a amputados – TSF.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s