Nutrição: Conheça as vantagens de três principais cereais e como consumi-los para beneficiar sua dieta e saúde

Conheça as vantagens de três principais cereais e como consumi-los para beneficiar sua dieta e saúde

Todos sabemos dos inúmeros benefícios dos cereais para a saúde. Mas, você sabe especificamente os benefícios e vitaminas que contém? Conheça em detalhes alguns dos cereais mais consumidos e inclua-os em seu cardápio.

Conheça as vantagens de três principais cereais e como consumi-los para beneficiar sua dieta e saúde

1- Trigo
O cálcio está presente em boas medidas nos três tipos de cereal, com destaque para o farelo de trigo. Adicionar leite ou iogurte à cumbuca aumenta de forma significativa o teor do mineral na refeição matutina. No quesito fibras, cujos benefícios vão desde o intestino funcionando como um relógio até menos colesterol ruim circulando por veias e artérias, os itens à base de trigo ganham de goleada. As vitaminas do complexo B, que atuam no aproveitamento de outros nutrientes, ou seja, nas reações químicas que produzem energia para o corpo trabalhar, também são mais abundantes no cereal de trigo.

Bônus: Campeão em fibras! São 17,1 g em 40 gramas!

2- Milho
Os flocos de milho são mais os mais ricos em carboidrato, o que faz desse alimento uma ótima pedida para quem vai praticar atividade física logo cedo. Os cereais feitos a partir do milho também ficam em primeiro lugar quando o assunto é zinco, um dos minerais essenciais para o nosso organismo. Entre outros problemas, a falta dessa substância está relacionada à baixa na imunidade.

Bônus: Campeão em zinco! São 3,4 mg em 40 gramas!

3- Aveia
A aveia tem valor energético pouco maior que o do floco de milho e bem mais que o do trigo. As versões acompanhadas de chocolate, frutas secas, mel e oleaginosas agregam ainda mais calorias – ponto de atenção para os que desejam manter a boa forma. Porém, se consumida com moderação protege a estrutura óssea da osteoporose e osteopenia (doenças que enfraquecem os ossos provocando dores e quebraduras.)

Bônus: Campeã em cálcio! São 20,8 mg em 40 gramas!

Está combinado?
Confira agora excelentes combinações com cereais que beneficiarão sua dieta e saúde

1- Para eliminar peso
Do gérmen de trigo vem a vitamina B e, do farelo, as fibras insolúveis. Junto com o iogurte, a dupla dá uma força extra para a digestão. A aveia prolonga a saciedade e a canela tem ação termogênica, acelerando a queima calórica.

2- Alívio da menopausa
A granola – mix de cereais, frutas e oleaginosas – é rica em fibras, vitaminas B, zinco, selênio e gorduras boas. O leite desnatado é indicado por ser magro e ter muito cálcio. Já o mirtilo oferece antocianina, um potente antioxidante.

3- Pré-malhação
Por liberarem rapidamente açúcar para o organismo, os flocos de milho e o suco de melancia garantem a energia para o exercício. O iogurte contribui para uma digestão mais fácil, além de prover boas doses de proteína e cálcio.

4- Para baixar o colesterol
A ideia é combinar uma turma de protetores dos vasos. A proteína do leite de soja reduz os níveis de colesterol ruim no sangue. O mesmo vale para a fibra betaglucana da aveia, o flavonol do cacau e o ômega-3 da semente de linhaça.

5- Para consumir após os 65 anos
A aveia é cheia de fibras solúveis, que controlam a glicemia e o colesterol. A maçã, rica em pectina, também se une à luta contra o excesso de gordura nos vasos. O cálcio, presente no iogurte e no gergelim, fortalece a estrutura óssea.

6- Para crianças
Os pais temem o excesso de doçura de cereais com chocolate, como este müsli. No entanto, o combo com leite integral fornece fibras, cálcio e uma energia bem-vinda. A fruta acrescenta vitaminas – no caso do morango, a C.
 
Os cereais inseridos em uma dieta equilibrada podem colaborar para uma vida mais saudável, bem como no aumento da longevidade. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: M de Mulher, Revista Saúde

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