Na China, ‘médicos’ curam com fogo e fotos causam comoção na internet | Saúde Plena

Na China, são muitos os que acreditam que o fogo faz bem para a saúde. A prevenção contra queimaduras às vezes se resume a um simples balde d'água, colocado no chão (GREG BAKER / AFP)

s mãos do terapeuta Zhang Fenghao se mantêm firmes enquanto ateiam fogo na toalha embebida em álcool que cobre as costas do destemido paciente. Na China, são muitos os que acreditam que o fogo faz bem para a saúde. O “tratamento de fogo” não faz parte da medicina tradicional chinesa, mas seus praticantes dizem que cura o estresse, a má-digestão, problemas de fertilidade e até alguns tipos de cânceres.

O fato de seus supostos efeitos não estarem provados cientificamente não é obstáculo para os defensores desta prática secular, impressionante de ver. Além disso, afirmam que aquecer os pontos de acupuntura – uma técnica conhecida como moxibustão – tem eficácia provada há anos.

“A terapia com fogo supera tanto a medicina chinesa quanto a ocidental”, diz, entusiasmado, Zhang, que forma seus estudantes em um modesto apartamento em Pequim. Ele cobra 300 iuanes (EUR 35) por uma hora de tratamento.

Continue lendo…

Na China, ‘médicos’ curam com fogo e fotos causam comoção na internet | Saúde Plena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s