Nutrição: Conheça os alimentos aliados na prevenção de doenças na meia-idade

Conheça os alimentos aliados na prevenção de doenças na meia-idade

Conheça os alimentos aliados na prevenção de doenças na meia-idade

Você está na meia-idade? Qual será essa tal de “meia-idade? O que muda na alimentação quando chegamos á ela? Saiba mais sobre o assunto abaixo!

Conheça os alimentos aliados na prevenção de doenças na meia-idade

Denominação
Denomina-se “meia-idade” a faixa etária que vai dos 35 aos 58 anos. Nesse período da vida nossas necessidades nutricionais mudam e precisamos modificar a dieta para adapta-la á nova realidade de nosso organismo. No que tange á esse aspecto conheça os alimentos que devem fazer parte do cardápio á partir de agora.

1- Leite de amêndoas
Um risco comum associado à chegada da idade é osteoporose. Uma a cada duas mulheres e um em cada quatro homens sofrerão uma fratura relacionada a doenças ósseas, segundo o National Institute of Health do Reino Unido. Há três maneiras conhecidas para manter seus ossos fortes: exercícios, bastante vitamina D e muito cálcio.

Abaixo a intolerância!
A boa notícia é que, se você é intolerante a lactose ou só gosta de leite nos cereais, o leite de amêndoa é uma ótima opção. Uma porção da maioria dos leites de amêndoa sem açúcar tem menos calorias e é abundante em cálcio. Além disso, também fornecem uma boa dose de vitamina D.

Forma de consumo
Além de ser delicioso em smoothies e shakes, tente usá-lo nas receitas que pedem leite – ele fica ótimo no pudim de pão.

2- Peixe

Excelente para os olhos!
Se você não está semicerrando os olhos para ler este texto, pode se considerar um sortudo. O risco de catarata e degeneração macular aumenta com o passar dos anos, então fique de olho na dieta para evitar os problemas.

Amigo do coração!
Peixes, particularmente o salmão, são ricos em Omega-3, que são conhecidos como amigos da saúde do coração, diminuindo o colesterol e também cuidando da artrite. Mas você talvez não saiba que o salmão também é uma supercomida quando se trata da sua visão. Ele é cheio de niacina, que pode cortar o risco de desenvolver catarata. Um estudo mostrou uma redução significativa no risco de degeneração com apenas uma porção de peixe por semana.

3- Melancia

Aumenta a libido!
Em algum momento, quase todo mundo vai perceber uma diminuição na libido conforme envelhece. E embora morangos com champanhe e uma porção de ostras sejam muito mais usados na hora de esquentar a relação, quem realmente ajuda não é tão sensual assim.Pesquisadores da universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, descobriram que vários nutrientes encontrados na melancia, inclusive a citrulina, que o corpo converte em arginina, são bons para aflorar o desejo.

Trata disfunções eréteis!
A arginina impulsiona o óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos, o mesmo efeito básico dos medicamentos, para tratar disfunção erétil e talvez até preveni-la. Além disso, tem pouquinhas calorias.

4- Banana

Regula a pressão arterial!
O risco de pressão alta também cresce com a chegada da idade – mas, ao contrário do senso comum, dá para fazer mais a respeito disso do que simplesmente tomar cuidado com o sal. Por exemplo, aumentar o consumo de potássio, mineral que ajuda o corpo a regular o sódio. Estudos mostram que comer alimentos ricos nele podem surtir os mesmos efeitos que tomar suplementos, então inclua uma banana no lanche da tarde.

5- Ameixa seca

Alimento da terceira idade?
Sim, é um alimento bastante relacionado á pessoas mais velhas. E tem razão de ser. Com o envelhecimento, fica mais difícil emagrecer, mesmo se alimentando muito bem e fazendo exercícios regularmente: os pneuzinhos são teimosos!

Emagrece e proporciona saciedade!
É aí que a ameixa seca funciona como aliada, porque um pouquinho de fibra pode fazer um grande efeito. E faz. Um estudo britânico descobriu que a fruta pode ajudar com a perda de peso e deixa uma sensação de saciedade por mais tempo. Quem comia cerca de 100 gramas de ameixas secas diariamente emagreceu e perdeu mais centímetros na região da cintura do que aqueles que simplesmente escolheram lanches saudáveis. Além disso, com 7 gramas de fibras nessa porção, também ajudam a atingir o consumo recomendável do nutriente (que é de 25 a 38 gramas por dia).

Bem, se você chegou á meia-idade, seja muito bem-vindo. Com esses alimentos em seu cardápio e um estilo de vida saudável com certeza terá “saúde para dar e vender”. Se deseja maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: saude.terra.com.br

 

Nutrição: Conheça os alimentos aliados na prevenção de doenças na meia-idade.

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