UPdate Saúde

Não é novidade os benefícios da prática regular de atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares, prevenção e controle do diabetes, prevenção de osteoporose… Mas não parece ser somente esses benefícios. Estudos da Universidade de Emory, nos Estados Unidos  confirmam a suspeita de que os exercícios físicos previne a degeneração macular, principal causa de cegueira entre adultos mais velhos.

Para avaliar tal suspeita, a equipe da pesquisadora Machelle Pardue realizaram um experimento com ratos. Os animais praticavam exercícios físicos e, depois, foram induzidos a ter degeneração macular por meio da reflexão de luz tóxica nas retinas. Após duas semanas de observação, os pesquisadores verificaram menor degeneração dos fotorreceptores da retina nos animais que praticaram atividade física.

image

Eles também observaram os níveis do fator neurotrófico do cérebro (NPDF) responsável pela neuroproteção. Após anular os efeitos do neuroprotetor em ratos que praticaram atividade física e que apresentaram maiores níveis de NPDF, houve…

Ver o post original 317 mais palavras