Estudo sugere que alimentos orgânicos não reduzem o risco de câncer – Galileu | Saúde

 

As mulheres que geralmente consomem orgânicos não têm menos risco de contrair câncer como o de mama do que as que seguem uma dieta “normal”, sugere um estudo publicado no periódico British Journal of Cancer. Os pesquisadores concluíram que não há provas de que consumir regularmente uma dieta de alimentos livres de pesticidas reduza orisco de câncer na mulher.

Para chegar à conclusão, cientistas da Universidade de Oxford analisaram os hábitos alimentícios e a saúde de 623.080 mulheres britânicas de mais de 50 anos, em um período de 9,3 anos. As participantes do estudo pertencial a um programa nacional de pesquisa sobre a saúde feminina, The Million Women Study.

Durante a pesquisa, a equipe de cientistas perguntou se as mulheres comiam alimentos orgânicos e com que frequência, e acompanhou o desenvolvimento de pacientes com 16  dos mais comuns tipos de câncer durante nove anos. Nesse período, 50 mil mulheres desenvolveram alguma variação da doença.

Os cientistas não encontraram nenhuma diferença no grau de risco entre as 180 mil mulheres que disseram nunca consumir comida biológica e as 45 mil que disseram fazê-lo regularmente. Ao analisar cada um dos 16 casos da doença, eles também perceberam um pequeno aumento do risco de contrair câncer de mama entre as consumidoras de comida orgânica e uma pequena redução no caso do linfoma não-Hodgkin (LNH), apesar de os especialistas enfatizarem que isso pode acontecer em decorrência de outros fatores independentes da dieta.

A diretora de gestão de informação da organização Cancer Research UK – que patrocinou o estudo – Claire Knight, afirmou que o trabalho se soma a outras provas que indicam que os orgânicos não reduzem o risco geral de câncer. “Os cientistas avaliam que aproximadamente 9% dos cânceres no Reino Unido podem estar ligados à dieta, dos quais 5% se relacionaram com um baixo consumo de frutas e verduras”, declarou Knight. “Portanto, manter uma dieta equilibrada com um alto teor de frutas e verduras – orgânicas ou não – pode ajudar a reduzir o risco de câncer”.

 

Estudo sugere que alimentos orgânicos não reduzem o risco de câncer – Galileu | Saúde.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.