Pesquisadores descobriram que a radioimunoterapia, usada para combater o câncer, pode matar células infectadas pelo HIV.

Amostras de sangue de pacientes soropositivos que já foram tratados com antirretrovirais ficaram com taxas indetectáveis do vírus HIV após a administração de radioimunoterapia.

“Houve grandes avanços no tratamento do HIV como a progressão lenta da doença, mas ainda estamos à procura de uma cura permanente”, disse a chefe da pesquisa, Ekaterina Dadachova, professora de radiologia, microbiologia e imunologia da Faculdade de Medicina Albert Einstein, de Nova York.

“Para combater o HIV , precisamos de um método que elimine completamente todas as células infectadas pelo HIV sem danificar as células não- infectadas”, explicou a professora.

Dadachova apresentou os resultados no encontro anual da Sociedade Radiológica da América do Norte dizendo que o tratamento tem um “potencial real para ser desenvolvido em uma cura do HIV’. Após os testes com as amostras, o próximo passo é testar em seres humanos.

Tratamento contra o câncer pode ser eficaz para acabar com a aids | ParouTudo.

Anúncios