Amamentação: mais de 10 dúvidas respondidas

Os mitos e verdades sobre cuidados, empedramento e rachaduras

mitos-verdades-amamentacao-650x350

aleitamento materno é uma forma de reforçar o elo afetivo entre mãe e filho, além, é claro, das inúmeras vantagens nutricionais e imunológicas para o bebê. Mas a prática ainda gera muitas dúvidas. A enfermeira obstetra Kelly P. Coca, especialista em amamentação, esclarece as principais dúvidas das mamães e desvenda os mitos e as verdades sobre o assunto.

Dúvidas sobre amamentação

Tomar sol evita machucados? Verdade.
O sol ajuda na prevenção de fissuras, mas alguns cuidados devem ser tomados. A exposição deve durar de 10 a 15 minutos, diariamente, em horários recomendados (antes das 10 da manhã e após as 17h da tarde).

Amamentar deixa o peito caído? Mito.
Não há relação entre amamentação e flacidez.

Esfregar o bico do seio com bucha vegetal ajuda a engrossar a pele e evita rachaduras? Mito.
Não existem estudos que comprovam que a prática do uso de bucha faça com que  a pele da região fique mais resistente. Durante a gestação há um aumento e escurecimento da região do mamilo e aréola, preparo natural para a amamentação.

O acúmulo de leite pode causar mastite? Verdade.
A mastite é a inflamação das glândulas mamárias. A maneira de evitar essa inflamação é não permitir o acúmulo do leite por meio de massagens e extração até o alívio da dor. Porém, a retirada em excesso pode estimular a produção e  dificultar o controle do empedramento.

Fazer movimentos de ordenha estimula a produção de leite? Mito.
Durante a gestação não há necessidade de estímulo da mama, pois a descida do leite ocorrerá naturalmente, estimulada pelo próprio processo do nascimento do bebe. A produção de leite inicia-se a partir de 48 a 72 horas após o parto, e antes desse período a mulher apresentará a produção do colostro.

Higienização dos seios na amamentação

Sabonete retira a oleosidade da pele? Verdade.
O sabonete acaba retirando a oleosidade. Por isso, evite o uso de sabonete diretamente na região do mamilo e aréola. A natureza novamente propicia a produção de uma oleosidade na região para preparar a mama para a amamentação.

Passar álcool ou lavar para limpar o bico é importante antes do bebê iniciar a mamada? Mito.
Não passe nenhum produto no bico, pois o próprio leite já é suficiente para hidratar a região.

O que fazer quando o leite empedrar

Estimular os seios durante o banho pode prevenir o empedramento? Em partes.
O banho quente pode estimular a saída de leite e aliviar o desconforto da mama dolorida na hora, porém, em seguida, a mama tende a encher novamente sem controle, o que piora a situação. O banho quente também traz risco de queimadura, já q a mulher perde um pouco a sensibilidade na pele da mama quando muito cheia, expondo-a mais tempo à alta temperatura. A melhor forma de prevenção é a oferta da mama ao bebê em livre demanda, realização de massagens e retirada de leite até alívio do desconforto.

Bolsa de água quente ajuda a desempedrar o leite? Mito.
O ideal é realizar massagens e retirar o excesso de leite quando necessário. A compressa com água fria pode ajudar nos casos de dor intensa e inflamação. Tal indicação deve ser feita sempre por especialista, pois, o uso sem orientação pode piorar o problema.

Amamentar de hora em hora é bom para o leite não empedrar? Mito.
Estabeleça com seu filho o intervalo de mamadas que ele desejar, ou seja, livre demanda. A mama irá controlar a produção de leite pelo estímulo do bebê. Lembre-se sempre da verificação da mama após as mamadas. Veja se há algum ponto de dor para realizar a massagem e a extração até o ponto de conforto, assim, rapidamente observará o controle da produção de leite.

Como cuidar das rachaduras nos mamilos

As rachaduras dos mamilos podem ser tratadas com manteiga? Mito.
Evite o uso qualquer produto que não seja indicado por especialista. O uso indiscriminado pode trazer risco de infecção e até piorar a situação. Aplique lanolina 100% natural, opção que hidrata e pode ajudar a promover o fechamento dessas rachaduras. Vale lembrar que sempre será necessário corrigir a causa do aparecimento do machucado, geralmente corrigindo a pega e posição do bebe no peito.

Se o peito está rachado e sangrando, a amamentação deve ser interrompida? Talvez.
A indicação da interrupção deve ser avaliada em conjunto com especialista, uma vez que pode trazer outro problema como empedramento da mama. Corrigir a causa do aparecimento do machucado é sempre indicado. A lanolina 100% natural poderá ajudar na reparação mais rápida da lesão.

Fonte: http://itodas.uol.com.br/mae/amamentacao-mais-de-10-duvidas-respondidas/

Amamentação: mais de 10 dúvidas respondidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s