Para conscientizar a população às vésperas do Dia Mundial do Diabetes, que acontece na próxima segunda-feira (14), a Associação de Diabéticos de Brasília organizou um mutirão na rodoviária do Plano Piloto, na região central de Brasília, neste sábado (12).

Quem passou por lá pôde verificar o nível de glicose no sangue e receber orientações sobre alimentação e cuidados com a doença. O evento foi organizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (regional do Distrito Federal), da Secretaria de Saúde e da UCB (Universidade Católica de Brasília).

Entre os sintomas comuns estão a sede excessiva e a necessidade frequente de urinar. O supervisor de distribuição Alexandre Diniz Alves, de 41 anos, descobriu que estava com o nível de glicose acima do normal, além de estar acima do peso.

– Agora vou procurar me tratar.

A endocrinologista e coordenadora do Programa de Educação e Controle de Diabetes do governo do Distrito Federal, Hermelinda Pedrosa, destacou que o diabetes é uma doença séria, que mata uma pessoa a cada oito segundos e leva à amputação de três pacientes por minuto, no mundo.

Segundo a médica, as pessoas devem ficar atentas com outros sintomas, como concentração de gordura na circunferência abdominal, fraqueza, visão embaçada, dores e formigamentos nas pernas e nos pés, infecções frequentes e feridas de difícil cicatrização. Fumantes e sedentários também devem ficar atentos, porque o risco de ter a doença é maior.

– Estamos aqui para alertar a população de que o diabetes é uma doença prevenível. Com alimentação saudável e atividade física regular é possível reduzir em mais de 58% o risco de ter a doença.

Dia Mundial

Veja quais são os sintomas do diabetes e fique atento - Saúde - R7

Em Brasília, na próxima segunda-feira, o Dia Mundial do Diabetes será lembrado com uma iluminação especial na Catedral de Brasília, a partir das 20h. O símbolo da campanha é um círculo azul e representa a união contra a doença.

Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou resolução fixando o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes. A data foi escolhida para lembrar o nascimento do cientista canadense Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, teve a ideia que levou ao descobrimento da insulina, em 1922.

A Secretaria de Saúde do DF lembra que Educação e Prevenção do Diabetes é o tema do dia mundial para o período de 2009 a 2013. Em nota, o órgão alerta que “o diabetes não discrimina homens, mulheres, jovens, adultos, pobres e ricos”.

 

 

Veja quais são os sintomas do diabetes e fique atento – Saúde – R7.

Anúncios