Nutrição: Conheça os benefícios da pizza para a saúde

 

Evita o câncer!
O Instituto Farmacológico de Milão, na Itália, acaba de divulgar uma pesquisa que associa a ingestão de pizza com a redução de risco de alguns tipos de câncer. O estudo foi divulgado pelo jornal La Republica e será publicado na revista International Journal of Câncer.

A pesquisa foi feita com mais de oito mil italianos e os hábitos alimentares de 3.315 vítimas de tumor no aparelho digestivo e na garganta foram comparados com os de quase cinco mil pessoas que sofriam de outras doenças. Os resultados mostraram que quem come pizza uma ou várias vezes por semana tem 59% menos chance de adquirir câncer de esôfago do que quem não tem esse hábito. Além disso, o risco de se contrair tumor na boca e no cólon é 34% e 26% menor em quem consome pizza toda semana, respectivamente.

No Brasil, o professor Franco Lajolo, titular do departamento de alimentos e nutrição experimental da FCF/USP e membro da comissão técnico científica de assessoramento em alimentos funcionais e novos alimentos da ANVISA, alerta para os cuidados que devem ser tomados. De acordo com suas informações,  a pesquisa faz sentido, pois um dos principais ingredientes da pizza é o molho de tomate, rico em licopeno, e o azeite de oliva.

“O licopeno é uma substância que está sendo estudada e os primeiros resultados demonstram um importante papel na prevenção do desenvolvimento de alguns cânceres, como o de mama e de próstata e sua ação na prevenção de doenças cardiovasculares devido a seu alto poder antioxidante já foi bem descrita”, diz o pesquisador. Segundo Lajolo,o azeite, por conta da sua composição (rico em ácidos graxos monoinsaturados), também é comprovadamente benéfico para a diminuição de problemas cardiovasculares e para melhora o perfil de gordura do sangue.”

Aprecie com moderação
Apesar de todos esses benefícios, a pizza também é rica em gordura por conta do queijo e dos recheios que são acrescentados.  Por isso, é preciso ficar atento, não levar a pesquisa à risca e usar e abusar dos alimentos realmente funcionais, capazes de produzir demonstrados efeitos metabólicos ou fisiológicos, úteis na manutenção da boa saúde física e mental”, alerta o pesquisador.

A pizza em detalhes

Confira o que cada ingrediente pode fazer por sua saúde

Tomate                
Rico em licopeno, substância relacionada à redução do risco de doenças cardiovasculares e dos cânceres de próstata, pulmão e estômago, ele também é fonte de vitamina C e potássio.

Orégano                   
Erva aromática indispensável em diversas receitas italianas, ele contém flavonóides, ácido fenólico, ácido rosmarínico e caempferol, substâncias associadas a uma potente ação antioxidante, antimicrobiana e bactericida.

Azeite                 
Além do rico sabor que fornece à preparação, ele é um tipo de gordura monoinsaturada, rica em ácido oleico (ômega-9). Estudos mostram ainda que o consumo desse tipo de gordura reduz o risco de doenças cardiovasculares por diminuir o colesterol e a pressão a
rterial. Diferentemente de outros óleos vegetais, o azeite possui ainda uma quantidade elevada de substâncias antioxidantes.

Manjericão                   
Muito usado em pizzas, massas, sopas e saladas, forma uma ótima parceria com o tomate. De aroma e sabor intensos, recomenda-se adicioná-lo somente ao final da preparação. Rico em óleos que contêm substâncias chamadas flavonóides, estudadas por suas possíveis propriedades anti inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, combatendo o envelhecimento celular. Pode ser encontrado fresco ou seco e também é conhecido como alfavaca, manjerico, erva-real, remédio-de-vaqueiro e basilicão.

Aproveite o dia da pizza com essas deliciosas receitas

Pizza light de ricota e tomate

Ingredientes

Massa
1 tablete de fermento para pão (15 g)
½ xícara de água morna
1 colher de café de sal
1 colher de café de azeite
1 ½ xícara de farinha de trigo

Cobertura
2 dentes de alho amassados;
1 colher de café de azeite;
3 tomates sem pele e sem sementes picados;
Sal a gosto;
4 fatias médias de ricota (180 g);
120 g de muçarela light ralada (equivalente a 8 fatias finas);
2 colher de café de orégano;
Se preferir, também pode acrescentar brócolis cozido.

Modo de preparo
Dissolva o fermento na água morna e junte o azeite e o sal. Aos poucos, adicione a farinha de trigo, mexendo até virar uma massa firme que desgrude das mãos. Coloque numa tigela, tampe e deixe crescer por 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o molho. Refogue o alho no azeite e junto o tomate. Tempere com o sal, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Retire e espere amornar.
Abra a massa em espessura fina sobre superfície enfarinhada e forre uma forma de pizza grande untada com o azeite. Leve ao forno quente (200ºC) por 15 minutos, sem deixar assar demais.
Retire do forno e espalhe o molho de tomate por cima. Misture a ricota, a muçarela e o orégano. Coloque por cima do molho e volte ao forno para derreter o queijo.

Rendimento: 5 porções

Pizza marguerita light

Ingredientes

Massa
1 disco de massa para pizza light;
2 colheres (sopa) de molho de tomate light pronto.

Recheio
3 fatias de muçarela light;
2 colheres (sopa) de tomate picado;
Manjericão fresco.

Modo de preparo
Cubra o disco de pizza com o molho de tomate. Em seguida, misture os ingredientes do recheio escolhido e coloque sobre a massa. Leve ao forno por cerca de 8 minutos.

Rendimento: 1 porção
Calorias: 185

Pizza de brigadeiro light com confeitos de chocolate coloridos

Ingredientes
1 disco de pizza grande;
1 caixinha de leite condensado light;
1 colher de sopa de margarina light sem sal;
2 colheres de sopa de chocolate em pó diet;
1 saquinho de confeitos de chocolate coloridos.

Modo de preparo
Leve ao fogo o leite condensado com a margarina e o chocolate em pó, mexendo sempre, até engrossar.
Espalhe sobre o disco de pizza e leve ao forno, a 180°C, por 20 minutos.Retire do forno e espalhe os confeitos sobre o brigadeiro.

Mais receitas em: http://www.culinariadietelight.blogspot.com.br


Atenção: Tudo o que é em excesso faz mal. Então, comer pizza, sim, mas com moderação, claro. E não é que hoje é um dia mais que propício para isso? Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: M de Mulher, Receitas GNT, Boa Forma, receitas.com

 

 

 

Nutrição: Conheça os benefícios da pizza para a saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s