15 Minutos para…cuidar de uma queimadura leve Os primeiros socorros são mais simples do que muita gente imagina e podem ev…

 

Reserve um momento para cuidar de você
15 Minutos para…cuidar de uma queimadura leve
Os primeiros socorros são mais simples do que muita gente imagina e podem evitar futuras infecções na pele

ILUSTRAÇÃO: ALEXANDE ARCHANJO COLABORAÇÃO: PRISCILA MOREIRA (ESTAGIÁRIA)

15 Minutos para...cuidar de uma queimadura leve Os primeiros socorros são mais simples do que muita gente imagina e podem ev...

5 MINUTOS

Caiu água fervendo ou leite quente sobre a pele? Não se desespere. Apesar do susto e da dor intensa, não passe nada pela lesão nem cubra a área afetada para evitar futuras infecções. Sem esfregar, jogue água corrente abundantemente sobre o local. Essa precaução, além de aliviar a dor, ajuda a limpar a pele de possíveis bactérias. Dica: retire anéis e outras peças metálicas que podem propagar o calor e continuar queimando a pele.

5 MINUTOS

Seque o local com um pano limpo. Se a dor continuar muito forte – e a queimadura for de primeiro grau -, pode tomar um analgésico.

5 MINUTOS

Se a pele estiver apenas avermelhada, é possível cobrir o ferimento com uma gaze ou um tecido limpo e se dirigir o mais rápido possível ao pronto-socorro para procurar um médico especialista.

Atenção! Nunca passe:
* Gelo
* Creme dental
* Manteiga
* Chumaços de algodão
* Hidratante
*Pó de café

Esses remédios caseiros, além de ineficazes, podem causar infecções e prejudicar o processo da cura da ferida.
Diferentes graus

A gravidade de uma queimadura não depende apenas do agente causador. Quanto maior a temperatura e o tempo de exposição ao calor, piores as sequelas na pele do indivíduo.

1.º grau: São queimaduras leves, geralmente causadas por irradiação solar, vapor, objetos aquecidos, substâncias químicas ou até mesmo por animais e plantas, como água viva e urtiga. Esse tipo de queimadura alcança apenas a epiderme e causa somente vermelhidão.
2.º grau: Queima toda a epiderme e consegue afetar a derme, que é a camada mais profunda e resistente da pele. Além de vermelha, a região queimada forma feridas úmidas e bolhas.
3.º grau: A epiderme, a derme e outros tecidos profundos são atingidos. Algumas terminações nervosas ficam destruídas e, dependendo da gravidade, a pele chega até a escurecer.

CONSULTORIA: DAVID GOMEZ, MÉDICO RESPONSÁVEL PELA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS (HC) DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP.

15 Minutos para…cuidar de uma queimadura leve Os primeiros socorros são mais simples do que muita gente imagina e podem ev….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s