Estudo revela que vitamina C cura tuberculose resistente a remédios – BBC Brasil – Notícias

Segundo o estudo dos pesquisadores da Universidade de Yeshiva, em Nova York, a bactéria causadora dessa tuberculose não resistiu a um tratamento com vitamina C em laboratório. Resta saber se tal descoberta pode ser usada em um tratamento com remédios no futuro.
Notícias relacionadas
Vitamina D, a vitamina do sol, pode ajudar no tratamento de asma
Ingestão diária de vitamina D pode evitar doenças graves
Índia registra casos de tuberculose ‘incurável’

Tópicos relacionados
Saúde

Os cientistas acreditam que o que ocorreu no estudo foi que a vitamina C agiu induzindo a formação de moléculas de oxigênio com mais elétrons e altamente reativas, conhecidas como radicais livres.

Essas moléculas, por sua vez, reagiram com moléculas de bactérias que causam a doença, mesmo as resistentes a medicamentos, e as mataram.

O estudo foi divulgado em um artigo na publicação científica Nature Communications.
Novo mecanismo

O líder da pesquisa, William Jacobs, professor de microbiologia e imunologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Yeshiva, disse que os cientistas foram capazes de demonstrar essa aplicação da vitamina C “somente em um tubo de ensaio, e não sabemos se vai funcionar em seres humanos e animais”.

“Isso seria um grande estudo a se considerar, porque temos cepas de tuberculose para as quais não há medicamentos, e eu sei que no laboratório podemos matar esses tipos com a vitamina C.”

“Também ajuda sabermos que a vitamina C é barata, amplamente disponível e muito segura de usar. Pelo menos, este trabalho mostra-nos um novo mecanismo que podemos explorar para atacar a tuberculose”, completou.

Pode ser que, no futuro, a vitamina C possa ser usada juntamente com medicamentos contra a tuberculose. Uma outra aplicação da descoberta seria o desenvolvimento de novos medicamentos contra a tuberculose que sejam capazes de gerar grande número de radicais livres.

Estima-se que 650 mil pessoas no mundo têm tuberculose multirresistente.

A vitamina C, ou ácido ascórbico, tem muitas funções importantes no corpo, incluindo proteger as células e mantê-las saudáveis.

Boas fontes naturais da vitamina incluem laranja, groselha e brócolis, e a maioria das pessoas obtém tudo que necessita por meio de sua dieta.

Estudo revela que vitamina C cura tuberculose resistente a remédios – BBC Brasil – Notícias.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Hello just thought i would tell you something.. This is twice now i’ve landed on your blog in the last 3 weeks looking for totally unrelated things. Spooky or what?

    Curtir

    1. It’s not scary!
      Simply this blog serving your needs.
      I’m happy with it.
      Hug.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s